Bairros OnLine - Guia Comercial e Social de Barra Mansa.

Lazer e Cultura

Atividades no Bairro

"

Já diria a música da banda Titãs: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”


Viver momentos de lazer é essencial para alcançar qualidade de vida. Cultura e entretenimento estão diretamente relacionados ao estado de bem-estar que tanto buscamos.

Compartilhe no Facebook

O que fazer:


É necessário um estudo coletivo,

no mapeamento dos espaços públicos e equipamentos de lazer existentes e não existentes com objetivo de diagnosticar a infra-estrutura urbana do Bairro. Ter dados concretos sobre a situação atual dos equipamentos, pensando em reverter o quadro desolador de descaso e abandono.


Nossas políticas públicas vem caminhando na contramão do processo em promover a qualidade de vida na cidade, governos limitados do saber por consequência da falta de diálogo com o morador local.



Estudar e Projetar:

Fazendo estudos em conjunto com o morador, cada comunidade procurará o que mais lhe convém em face das características locais, tanto de área e posição geográfica quanto das atividades da população e números de habitantes.
Deste modo, o espaço público se traduz num espaço de todos e de acesso a todas as pessoas, na circulação, expressão e discussão de seu uso, devendo ser vinculado e administrado pelo poder públicos municipal.


Atitude que tem que mudar:

O que infelizmente ocorre, é que as ações públicas estão concentradas nas áreas nobres das cidades, geralmente deixando ao abandono os bairros, principalmente mais afastados, sendo evidenciada esta desigualdade na constatação.


O que deve ser:

O espaço público para o lazer deve ser um espaço de dinâmica cultural, onde podemos vivenciar o lúdico, visando mais o divertimento que a qualquer outro objetivo.
Também deve proporcionar o descanso e o desenvolvimento das habilidades pessoais e sociais.

Compreender o processo de humanização dos espaços é uma necessidade e deve ser estudada em conjunto com a população, especialmente os espaços destinados ao lazer na cidade que são fundamentais nesse processo e abrigam uma diversidade de práticas esportivas, manifestações culturais e lúdicas, dentre outras, tendo em vista que uma política de lazer articula várias dimensões como: o deslocamento, o trabalho, o local de moradia e o lazer.


O direito ao lazer ocupa um segundo plano nas políticas públicas, e isso te que mudar.


Iniciativas Popular:

A falta de planejamento e vontade do poder público, muitas das vezes é contrastado com o vigor, garra e dedicação de moradores do bairro e lideres comunitários, que de forma voluntária, desenvolvem atividades esportivas e culturais, demonstrando a resistência e força de realização de pessoas que acreditam que fazem a diferença, superando todas as dificuldades.

Vamos construir o nosso futuro, pense e compartilhe conosco suas ideias.




Clique na logo "O Bairro Que Queremos!" e através do formulário, envie suas sugestões em soluções. Os contatos feitos serão analisados e respondidos, para se discutir uma melhor forma solucionar ou encaminhar a questão.



Exercer cidadania a todo instante com consciência e sabedoria.